quarta-feira, 28 de maio de 2008

INSTANTES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima vez trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais
Seria mais tolo ainda do que tenho sido
Na verdade bem poucas coisas, levaria a sério

Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajara mais,
Contemplaria mais o entardecer,
Subiria mais montanhas,
Nadaria mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui,
Tomaria mais sorvete e menos lentilha,
Teria mais problemas reais
e menos problemas imaginários

Eu fui uma dessas pessoas que vivem
sensata e produtivamente cada minuto da vida;
Claro que tive momentos de alegria,
mas se pudesse voltar a viver
trataria de somente bons momentos.

Porque, se não sabe, disso é feita a vida,
Só de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma
sem um termômetro, uma bolsa de água quente,
um guarda chuva e um pára-quedas.
Se voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver,
Começaria a andar descalço
no começo da primavera e continuaria assim
até o fim do outono.
Daria mais voltas na rua,
contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
Se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tendo 85 anos
Sei que estou morrendo...

(Atribuído a Jorge Luis Borges)

Nenhum comentário: